terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Flaskô: dois anos de redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários!

Ato de comemoração pelos 02 anos de redução da jornada na Flaskô!
Abaixo o interventor da Cipla e Interfibra que destruiu a jornada de 30 horas!
Lançamento da campanha: 40 horas semanais para toda a classe trabalhadora!


Em fevereiro de 2006, os trabalhadores que ocupam a Flaskô decidiram, em assembléia geral, reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução nos salários. Para marcar essa conquista da gestão operária, convidamos o movimento sindical da região e todos nossos apoiadores para um ato de comemoração, dia 27 de fevereiro, às 18h30, na própria fábrica.
O Movimento Nacional das Fábricas Ocupadas sempre defendeu e praticou essa bandeira. Na Cipla, logo no primeiro ano de controle operário a jornada foi reduzida de 44 para 40 horas semanais e, em janeiro de 2007, a jornada passou a ser de 30 horas semanais, sem redução nos salários, o que gerou a abertura imediata de mais 70 novos postos de trabalho! A decisão foi tomada por unanimidade numa assembléia com 600 trabalhadores, que empolgou todos os participantes do Encontro Pan Americano em Defesa dos Empregos, dos Direitos, da Reforma Agrária e do Parque Fabril (foto).
Não é à toa que a primeira medida da intervenção federal tenha sido o retorno às 44 horas semanais! O exemplo da redução da jornada numa fábrica praticamente falida é insuportável para os patrões, pois não sobra nenhum argumento que possa justificar a manutenção de longas jornadas de trabalho. Fica evidente que boa parte do tempo trabalhado só serve para encher a conta bancária dos patrões.

Lançamento da campanha nacional pelas 40 horas semanais!
Além disso, no mesmo ato em que vamos comemorar os 02 anos de redução da jornada na Flaskô, vamos discutir também os próximos passos da luta pela extensão dessa vitória à toda classe trabalhadora, tendo em vista a campanha nacional impulsionada pela CUT e outras centrais sindicais. Desde o dia 11/02, circula pelo Brasil todo um abaixo-assinado que pede ao governo Lula e ao Congresso Nacional a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 393/01.
A campanha visa conquistar na lei a redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução nos salários e, por isso, merece todo empenho dos sindicatos e militantes sociais para a coleta de 1 milhão de assinaturas até 1º de Maio de 2008, dia da entrega do abaixo-assinado em Brasília!
Acesse a página da CUT para baixar os materiais de campanha:
www.cut.org.br

Luta pela redução da jornada
Data: 27 de fevereiro
Horário: 18h30
Local: Flaskô (Sumaré/SP)

Nenhum comentário: