sexta-feira, 7 de março de 2008

Audiência Pública na Câmara de Sumaré solicita apoio de Lula e Hugo Chávez à Flaskô

Trabalhadores da Flaskô e apoiadores lotam o plenário


Pedro, do Conselho de Fábrica, instala a Audiência


Mesa: Oschin Alves, Pedro, Geraldo Medeiros, Danilo CNQ, Ari MST, Yuri DCE Unicamp, Moacir Comitê Cipla


Cerca de 100 pessoas lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Sumaré na última quinta-feira (05/03) para prestigiar a Audiência Pública sobre a luta dos trabalhadores da Flaskô, que controlam a fábrica desde 12 de junho de 2003.
O vereador e presidente da Câmara, Geraldo Medeiros (PT) abriu os trabalhos e compôs a mesa com Pedro Alem Santinho, coordenador do Conselho de Fábrica e Vilson Oschin Alves, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sumaré.
Estavam presentes também, entre outros: o vereador Niraldo (PCdoB – Sumaré), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ/CUT), a Federação dos Ferroviários da CUT, o Diretório Central dos Estudantes (DCE – UNICAMP), o Comitê pelo Fim da Intervenção Federal na Cipla, Mandato da Deputada Estadual Ana Peruginni (PT), Mandato da Vereadora Marcela Moreira (PSOL – Campinas), Sindicato dos Correios de Campinas e região, Centro Acadêmico de Ciências Humanas (CACH – UNICAMP), Mandato do Vereador Adílson Mariano (PT – Joinville/SC), Sindicato dos Metalúrgicos de Garuva e Itapoá (SC), Esquerda Marxista do PT e Movimento Negro Socialista.

Prefeito do PT apóia a luta!
O Secretário Vilson Alves leu uma carta enviada pelo Prefeito José Antônio Bacchin (PT) em que se compromete a continuar ajudando os trabalhadores da Flaskô a conseguir uma reunião com o presidente Lula e o BNDES, a fim de discutir a estatização da empresa, conforme relatório técnico apresentado pelo banco à presidência da República em 2005 e que segue sem resposta.
Apesar de não comparecer à Audiência, o prefeito visitou a fábrica na quarta-feira de manhã e conversou com os operários e membros da Comissão de Fábrica. Além disso, mostrou o ofício que encaminhou à Presidência e ao BNDES, em que solicita apoio de Lula aos trabalhadores.

Pedido de apoio à Hugo Chávez
Na próxima semana, também será entregue uma carta para o governo venezuelano, através do coordenador geral do Movimento das Fábricas Ocupadas, Serge Goulart, assinada por todos aqueles que compareceram à Audiência.
O presidente Hugo Chávez já chegou a enviar carregamentos de matéria-prima às fábricas ocupadas brasileiras, através da estatal Pequiven (Petroquímica da Venezuela) e, agora, a Flaskô e seus apoiadores pretendem dar prosseguimento a esse acordo. A carta irá requisitar uma visita de Hugo Chávez à fábrica.

Importância da Flaskô para Sumaré
Além disso, foi destacada a importância da empresa para o desenvolvimento da Área Cura, região onde se localiza a Flaskô, pois além dos cerca de 100 empregos diretos que se mantêm com a luta, um bairro - com 150 famílias, chamado de Vila Operária - foi construído com a ocupação de um terreno abandonado que pertence à fábrica.Recentemente também, foi firmada uma parceria com a Associação de Moradores do Parque Bandeirantes que reativou um espaço da Flaskô para desenvolver as atividades sociais, culturais e esportivas da comunidade.

Nenhum comentário: