segunda-feira, 24 de março de 2008

Excelente debate sobre a Comuna de Paris na Flaskô

Há 137 anos atrás, em 18 de março de 1871, os operários de Paris, na França, alcançaram o poder e formaram um governo que ficou conhecido na história como a Comuna. Essa vitória não durou muito tempo, mas resistiu heroicamente aos ataques do exército alemão, que fora apoiado covardemente pela burguesia da própria França.

A experiência, no entanto, não foi em vão, serviu para solidificar os estudos revolucionários de Marx e Engels e está até hoje gravada na consciência de milhares de combatentes socialistas, comunistas e anarquistas. A experiência da Comuna de Paris também foi retomada, na teoria e na prática, na revolução soviética de 1917.

Abaixo, seguem as fotos do debate ocorrido na fábrica ocupada Flaskô. Além de resgatar as melhores tradições do movimento operário, os trabalhadores puderam tirar as próprias conclusões e fazer as devidas aproximações com a realidade em que estão inseridos, com o apoio e orientação de militantes mais experientes, como a do camarada Daniel Feldman, economista e militante da Esquerda Marxista.

Assim surgiram perguntas e intervenções que relacionavam a Comuna com o controle operário na Flaskô e com a situação atual da revolução cubana e venezuelana quanto à construção de um estado socialista em substituição ao estado burguês.

Cerca de 15 trabalhadores da Flaskô participaram do debate com Daniel Feldman

Nenhum comentário: