segunda-feira, 30 de junho de 2008

Entrevista com organizadores do Tribunal Popular

Entrevista com Evandro Luís Pinto, ex-dirigente operário da Interfibra e membro do Comitê Contra a Intervenção Federal, que está organizando o Tribunal Popular de 04 e 05 de julho. Ao final, o camarada Serge Goulart, coordenador do Movimento das Fábricas Ocupadas, explica como será o evento.

Blog:
Está tudo pronto para o Tribunal?
Evandro: Já está tudo praticamente organizado para o Tribunal. O alojamento para os participantes já está confirmado e o evento começa nesta sexta, às 19h, com um ato de abertura. Logo em seguida, haverá uma confraternização para comemorar a votação favorável à expropriação da IMPA (metalúrgica argentina sob controle operário desde 1998) pela Câmara de Buenos Aires.

Blog: Como trabalhador demitido da Interfibra, o que foi a Intervenção?
Evandro: A Intervenção foi feita de forma criminosa a pedido do Governo Federal, através de 150 policiais federais armados, com o pretexto de pagar uma dívida com o INSS deixada pelos antigos patrões, sem nenhum diálogo com trabalhadores, que administravam a empresa.
A fábrica foi entregue a um interventor que já demitiu mais de 300 trabalhadores e não recolheu nenhum tipo de imposto. Aliás, a empresa só sobrevive da falta de pagamento de impostos e tributos. Quer dizer, depois de um ano, o interventor não pagou nenhum centavo ao INSS e nem vai pagar!
O interventor ganha 85 mil reais por mês e acabou com as conquistas da gestão operária: a democracia na fábrica, o fim do banco de horas e horas-extras, a jornada de trabalho de 30 horas semanais, etc.

Blog: O que você espera do Tribunal?
Evandro: Espero responsabilizar os verdadeiros responsáveis pela intervenção - que é o Governo Federal, o Ministério da Previdência, a Polícia Federal, o próprio juiz federal de SC que autorizou a intervenção - e continuar a luta para que fábrica volte para os trabalhadores.

Blog:
Como está estruturado o Tribunal?
Serge: Vamos instalar oficialmente o tribunal no sábado e haverá espaço para a acusação, que será feita pelos trabalhadores e suas organizações. Haverá depoimentos de companheiros da Cipla, Interfibra, Flaskô e de movimento sociais que vão relatar os acontecimentos e, depois, haverá tempo para a defesa, que no caso de não comparecimento de representantes da intervenção, será feita através da leitura do processo de execução fiscal que nomeou o interventor. Por fim, haverá o julgamento da Intervenção e do processo de criminalização dos movimentos sociais, com os respectivos encaminhamentos finais de continuidade da luta pelos empregos, direitos e reforma agrária e pela estatização sob controle operário.

Nenhum comentário: