terça-feira, 10 de junho de 2008

Participe do Encontro na Flaskô porque a fábrica é do povo!

Cinco anos de controle operário e luta pela estatização e socialismo
Dia 21 de junho de 2008 (sábado), às 10h, em Sumaré/SP

Há 5 anos atrás, nós trabalhadores da Flaskô resolvemos “demitir os patrões por justa causa” e assumir o controle da fábrica!
Afinal, durante a administração patronal, o chicote estralava e os trabalhadores recebiam uma merreca de salário. E não era depositado o FGTS, nem o INSS e direitos eram sonegados, como férias, 13º e PLR. Centenas de trabalhadores foram demitidos e esperam até hoje para receber na justiça.
Mais pesadas do que as dívidas trabalhistas, são os impostos e tributos sonegados pelos patrões, que acumularam dívidas enormes com os cofres públicos. Assim, a fábrica foi sendo levada ao fechamento e ia se transformar em um cemitério de postos de trabalho.

Começa o Movimento das Fábricas Ocupadas...
Porém, nós trabalhadores resolvemos lutar para manter os empregos e recuperar os direitos: decidimos ocupar a fábrica e tocar a produção, sem os patrões! E também começamos a exigir do governo Lula a estatização sob controle operário, pois a solução para esse problema social e econômico é política! Assim, junto com os companheiros das empresas Cipla e Interfibra, fundamos o Movimento das Fábricas Ocupadas!

Defender os empregos na Flaskô!
Defender as conquistas da gestão operária!
Defender um futuro digno para nossa comunidade!

Nestes cinco anos de controle operário, sempre enfrentamos dificuldades porque não temos dinheiro para comprar matéria-prima e o que produzimos mal dá para pagar os salários. E ainda por cima, a justiça fica cobrando da gente as dívidas que os patrões deixaram! Sem falar das dívidas com a CPFL, que são milionárias! Dívidas que não fomos nós que fizemos, mas nos obrigam a pagar!
Mesmo assim, conseguimos melhorar a produção e a produtividade e reduzimos a jornada de trabalho para 40 horas semanais. E mais, neste quinto ano de controle operário, reduzimos a jornada para 30 horas semanais, sem redução dos salários!
Além disso, cedemos um terreno abandonado que pertencia à fábrica para que os trabalhadores e a população sem teto pudessem construir suas moradias. Assim, criamos o bairro Vila Operária e Popular, onde hoje vivem cerca de 300 famílias!
E desde o final do ano passado, instalações desativadas da fábrica (o antigo restaurante e um barracão), se tornaram a sede da Associação dos Moradores do Parque Bandeirantes, onde se desenvolvem atividades sociais, culturais e esportivas.

Não é possível manter os empregos, sem o apoio da sociedade e dos poderes públicos! Por isso, participe do Encontro na Flaskô!
Participe também do Tribunal Popular para Julgar a Intervenção na Cipla e Interfibra!
Sua presença na Flaskô será muito importante para discutirmos os próximos passos da luta pelos empregos, direitos, pela moradia e um futuro digno para nossa comunidade. Sem a sua presença e apoio, estaremos vulneráveis aos ataques da patronal, da justiça e do governo. Somente com a participação de todos, poderemos manter a fábrica aberta por mais cinco anos!
Participe também do Tribunal Popular para Julgar a Intervenção na Cipla e Interfibra, dias 04 e 05 de julho de 2008, em Joinville/SC. Vamos denunciar esse golpe contra o Movimento das Fábricas Ocupadas e ajudar os companheiros da Cipla e Interfibra porque, sem eles, toda essa luta não existiria!

Encontro na Flaskô
Dia 21 de junho de 2008 (sábado), às 9h

Endereço: Rua 26, n. 300. Pque Bandeirantes, Sumaré/SP. (Km 107 da Rodovia Anhanguera)

Contatos:
(19) 3864-2624 (19) 9723-4695
mobilizacaoflasko@yahoo.com.br
www.flasko.blogspot.com

Nenhum comentário: