quarta-feira, 14 de maio de 2008

Operários da Flaskô na luta por igualdade, contra o racismo e as leis raciais!

Uma delegação de trabalhadores da Flaskô participou da III Reunião Nacional do Movimento Negro Socialista (MNS), no dia 10/05 em SP, para discutir e avaliar a luta contra o racismo no Brasil.

O encontro do MNS reuniu mais de 100 militantes anti-racismo de 10 estados do país, além de convidados africanos do Quênia, Moçambique, Guiné-Bissau e Tanzânia e tratou, principalmente, da luta contra as leis raciais que tramitam no Congresso Nacional (a política de cotas para negros e o chamado Estatuto da Igualdade Racial).

Clique no link abaixo para ver um vídeo de apresentação do MNS:
http://www.youtube.com/watch?v=Tz6uT-jvAkw

Assista também a notícia veiculada no Jornal Nacional:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM826057-7823-POLITICA+DE+COTAS+VOLTA+A+SER+CRITICADA,00.html

O site do Movimento Negro Socialista é:
http://www.mns.org.br/

Depoimentos:

O dinheiro da viagem entre Sumaré – São Paulo foi arrecado através da realização de uma feijoada no antigo restaurante da fábrica e as pessoas que participaram da reunião gostaram muito da atividade.

Fernando Gomes Martins, membro do Conselho de Fábrica da Flaskô explica que o racismo é parte da política capitalista de “dividir para reinar”. “Não importa a cor da pele e sim a classe social. Por isso lutamos pelo socialismo, pois será uma sociedade sem explorados e sem exploradores. Peço aos meus irmãos de classe que reflitam sobre isso, pois mais uma vez está em curso uma política para nos dividir e continuaremos nosso combate contra ela”.

Já Manoel Porto (o Manú), que também é membro do Conselho da Flaskô, avalia que “as cotas dividem os trabalhadores pela cor da pele. Isso é errado porque nós todos somos iguais”.

Nenhum comentário: