quarta-feira, 7 de maio de 2008

Meu Maio

A todos
que saíram às ruas,
de corpo-máquina cansado,
a todos
que imploram feriado
às costas que a terra
extenua
Primeiro de Maio!
O primeiro dos maios:
saudai-o enquanto
harmonizamos voz em
canto.
Sou operário
este é meu maio!
Sou camponês
este é meu mês.
Sou ferro
eis o maio que eu quero!
Sou terra
O maio é minha era!

(Vladimir Maiakovski)

Um poeta da revolução

Vladimir Maiakóvski nasceu em 1893, na Rússia. Em 1908, com 15 anos, juntou-se aos bolcheviques, aos 16 amargou 11 meses de prisão devido à militância política.
Maiakóvski foi um artista que abraçou a revolução russa de 1917 e colocou a sua arte a serviço do Estado operário, escreveu textos e desenhou cartazes durante a guerra civil.
Com a degeneração do Estado soviético e a ascensão da política stalinista, as garras da burocracia se estenderam também para a produção cultural. Surgiu uma censura à arte.Ao ver sua arte podada e toda a degeneração que sofreu a revolução que ajudou a construir, por ser também ele “incapaz de ter plena consciência disso, no plano teórico e, por conseguinte, de encontrar o caminho para superá-la” - como disse Trotsky - Maiakóvski foi levado ao suicídio aos 36 anos de idade.
Homenageamos esse poeta genial publicando seu poema Meu Maio nesse dia especial (1º de maio) para a luta dos trabalhadores em todo o mundo, luta que edificará uma sociedade justa, uma sociedade inspiradora e livre para propiciar o pleno desenvolvimento cultural da humanidade.

Nenhum comentário: