segunda-feira, 16 de março de 2009

Apóie a ocupação da “Prisme Embalagens”, Fábrica em Dundee, Grã-Bretanha!

Apóie a ocupação da “Prisme Embalagens”, Fábrica em Dundee, Grã-Bretanha!

Por Nathan Morrison

Sexta-feira, 13 de Março de 2009

Como socialistas, claramente apoiamos o movimento dos trabalhadores na luta pelos seus direitos e salários. Não há dúvida que os militantes da “Socialist Appeal”, e aqueles que estão entre o público leitor da revista “Appeal Socialist”, devem apoiar absolutamente a luta dos trabalhadores da “Prisme Embalagens”, que está ocupada desde quarta-feira, 04 de Março de 2009.

A “Prisme Embalagens” começou sua rotina normalmente na última quarta-feira. Os trabalhadores entraram para começar o trabalho, mas às 9h00, o Diretor-Gerente, pessoa que os funcionários tinham pensado que era o proprietário da companhia, começou a distribuir cartas aos trabalhadores da companhia. Nessas cartas, dizia-se aos funcionários que eles seriam dispensados sem qualquer direito e pagamento devido desde o dia primeiro de Março.

A situação naturalmente pode ser melhor explicada por esta citação de Matthew, que trabalha na Prisme há dois anos. Ele diz:

“Segunda-feira, entramos no trabalho normalmente, como todos os dias. O Diretor-gerente entrou e deu a sua carta da rescisão. Com esta decisão, telefonamos ao secretário de companhia que esteve de fato de férias. Disseram-nos para falar com um cara chamado Alan Dand. Terça-feira ele chamou-nos, e um administrador veio para ver as contas. Então a companhia disse-nos que eles não tinham dinheiro para pagar para o administrador e disseram, ‘Parece que estamos indo somente fechar a porta’.

Disseram-nos que o diretor e um representante legal vinham para dizer sobre os nossos direitos, mas de fato, o representante legal foi depois conversar com o diretor e não nos disse nada. Eles nem nos disseram quem, de fato, era proprietário da companhia! Exigimos que nos dessem uma carta de rescisão com os valores que teríamos direito em pagamentos, assim como os nossos direitos e as formas de rescisão conforme o estatuto. Quando recebemos a carta ele afirmou quanto aos nossos pagamentos de rescisão e que tínhamos direito a salários, aviso prévio e o pagamento de férias. Mas, em seguida, vem a seguinte frase da carta que diz: ‘Infelizmente, não temos nenhum centavo para lhes fazer esses pagamentos’”.

"Eles disseram que poderíamos tomar outras vias para adquirir os nossos pagamentos de rescisão, mas tudo que eles sugeriram estavam se referindo ao Escritório de Cidadania”.

"Depois de receber essas cartas disseram-nos para partir e voltar no dia seguinte, a partir das 9h00, mas decidimos que não iríamos sair da fábrica até que recebamos todos nossos direitos. Não lhes estamos dando a oportunidade de trancar as portas, enquanto somos postos para fora, e, por isso, não terminaremos com nada".

Além disso, Maureen, que é funcionário da fábrica há 13 anos, disse com um humor otimista que existe entre os funcionários na fábrica que “decidimos continuar a nossa luta para expor esta companhia à vergonha. Temos de lutar pelos nossos direitos. O apoio que tivemos foi tremendo, totalmente inesperado". Isto mostra que há um pequeno crescimento na radicalização da classe trabalhadora, não só na Escócia mas também no Reino Unido como um todo.

Se nos basearmos na perspectiva de como esta ocupação vai com relação àquela de Chicago, a ocupação de fábrica de Windows de República, então, os trabalhadores da “Prisme” devem continuar a sua luta, porque eles podem ver a companhia ser comprada por outros, e os funcionários conseguirem manter seus empregos. Contudo, não podemos ficar seguros para saber como os capitalistas reagirão neste caso.

Envie mensagens do apoio aos trabalhadores que permanecem ocupando a “Prisme Embalagens” fax ou telefone: 07970875455 ou você pode enviar um correio eletrônico para: prismeworkerssolidarity@googlemail.com

Além do envio de mensagens aos trabalhadores, podem ser enviadas comidas e ser feitas coletas financeiras, nos partidos e entidades sociais, para ajudá-los na ocupação.

Esse material pode ser enviado no seguinte endereço:
Prisme Packaging & Design LtdUnit 2 Angus WorksTannadice StreetDundee DD3 7PT

Nenhum comentário: