quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Fábricas ocupadas da Argentina também sofrem ataques

Como se não bastassem os duros golpes sofridos pelas fábricas ocupadas brasileiras, recebemos a declaração publicada abaixo dos operários e operárias da Zanon - fábrica ocupada da Argentina - que relata novas ameaças que pesam sobre nossos "hermanos" de classe e de luta.
Declaração dos Operários e Operárias de ZANON:

UMA NOVA AMEAÇA A ZANON SOB CONTROLE OPERÁRIO
VAMOS TODOS EXIGIR A EXPROPIAÇÃO E ESTATIZAÇÃO DA FÁBRICA!

Há uma nova ofensiva contra as fábricas ocupadas e recuperadas no país: na semana passada realizou-se um julgamento oral e público por usurpação contra os colegas da Gráfica Patricios (fabrica recuperada por seus trabalhadores) e na sexta-feira a justiça intimou os colegas do Bauen (hotel sob gestão operária) a devolver o hotel aos velhos donos num prazo máximo de 30 dias.
Neste contexto os trabalhadores e trabalhadoras de Zanon voltamos a ser ameaçados. O 20 de outubro do 2006 obtivemos uma prorrogação de 3 anos para produzir e vender na fábrica sob a figura da cooperativa FASINPAT (Fabrica Sin Patrón), mas um dos credores, a empresa italiana SACMI, apelou a resolução judicial pedindo que se termine com a gestão operária.
A Promotora Geral propôs aos juízes que diminuam o prazo da cooperativa a 2 anos.
perigo concreto é que a Câmara lhe de a razão a SACMI e de por terminada a gestão operária e ordene o despejo de imediato ou em outubro do ano que vem. Sempre dissemos que a cooperativa é uma solução transitoria e que a solução de fundo: É a expropiação e estatização sem pagamento da dívida e sob controle operário.
Já levámos 6 anos de luta e produção e 470 famílias vivem da gestão operária, a fábrica produz de a serviço da comunidade ainda sob estas ameaças.
Os Operários de ZANON temos uma proposta concreta; Nestes anos apresentamos dois projectos de lei tanto na legislatura provincial e no congresso nacional, respaldados com milhares de assinaturas que exigem uma solução definitiva, ainda não nos dão respostas.
Ante esta ameaça realizamos reuniões em Buenos Aires e Neuquen com colegas de várias organizações, é o começo de um plano de luta onde temos que redoblar os esforços. Fazemos um chamado a todos os trabalhadores e suas organizações para nos mobilizar e exigir em conjunto a solução definitiva: A expropiação e Estatização da fábrica sob controle operário.

ZANON sob gestão operária é uma conquista dos trabalhadores e da comunidade.
ZANON é do povo!

Nenhum comentário: