quarta-feira, 9 de abril de 2008

Piquete por emprego e salário em fábrica de motos na Argentina

Seguem os informes traduzidos que recebemos e cópia da moção enviada pela Flaskô...

Os colegas de Motomel (do setor automotivo) estão desempregados desde 29 de março. Em uma fábrica com aproximadamente 500 trabalhadores, somente 10% está funcionando. No dia 3 de abril realizaram uma nova assembléia para decidir como continua o conflito e o que é necessário para ampliar a solidariedade, como apoio e a divulgação.
A bronca acumulada de meses, produto do aumento da cesta básica de alimentação, do transporte público, etc, que junto com a realidade que dia a dia suportam os trabalhadores dentro da fábrica fez com que dissessem BASTA a esta situação de:

- Intermináveis ritmos de produção.
- Intermináveis jornadas de trabalho.
- Implementação de bracelete na tentativa de aprofundar a disciplina
- Falta de higiene e segurança.
- Carência de um verdadeiro serviço médico.
- Precarização de colegas (terceirização) que fazem o mesmo trabalho e não são parte de fábrica diretamente.

Por tudo isso, precisamos avançar ainda mais na representação em cada setor. Achamos que devemos eleger delegados por seção e ganhar maior participação e democracia dentro da fábrica. Camaradas: “Não podemos seguir assim, temos que entender que não somos animais, e sim trabalhadores”.
Vamos defender coletivamente nossa fonte de trabalho e nossa dignidade. Chamamos todos os companheiros a nos organizar por cada uma das demandas pedidas:

SALÁRIO MÍNIMO $1600, JÁ!
NENHUMA DEMISSÃO!
TODOS TRABALHADORES DA FÁBRICA PERMANECEM!
POR UM PLANO DE SEGURANÇA E HIGIENE DENTRO DA FÁBRICA!
POR REFEITÓRIOS E VESTUÁRIOS!
NÃO AO CONTROLE POR MEIO DO BRACELETE!
AVANCEMOS NA PARTICIPAÇÃO POR SETOR, COM DELEGADOS DE BASES!

Trabalhadores unidos de Motomel!
Como informávamos na nota que publicamos no dia quarta-feira, os trabalhadores da Motomel estavam há vários dias em greve exigindo aumento salarial e melhores condições de trabalho (carecem de vestuários, devem comer junto às máquinas porque a empresa não possui de refeitório, etc.). Mas longe de dar uma alternativa aos trabalhadores, a patronal decidiu "temporariamente" fechar a fábrica (lock-out), mandou 100 telegramas de demissões.
Esta é a maneira em que se respeitam os direitos democráticos dos trabalhadores neste sistema capitalista, e demonstra a hipocrisia sobre a "democracia" e a "liberdade" de que tanto se orgulham o governo e os políticos do sistema; mas que não pode ocultar a existência da ditadura e o terror patronal que existe em todas as fábricas.
Os trabalhadores estão acampados em frente à porta da fábrica e estudam ações para encarar a luta contra as demissões e o fechamento patronal. Pedimos a todos os colegas que possam se aproximar ou mandar mensagens de solidariedade aos trabalhadores de Motomel.

Podem mandar seus e-mails de solidariedade a:
trabajadoresdemotomel@live.com.ar

Moção enviada pela Flaskô:

A los camaradas trabajadores de Motonel,

Somos trabajadores de la Fábrica de Embalagens Plásticas Flaskô, de Brasil. 5 años atrás, delante de la amenaza de cierre de la fábrica decidimos en asamblea ocupar la fábrica y retomar la producción bajo el control de los trabajadores.
Iniciamos una lucha por nuestros empleos junto a los compañeros trabajadores de la Cipla y Interfibra, también ocupadas por los menos motivos.
Hoy nos organizamos el Movimiento de las Fábricas Ocupadas que lucha por la nacionalización de las fábricas bajo el control de los obreros, pues sabemos que la responsabilidad por los empleos es del gobierno, y más del que eso, que las crisis económicas es de responsabilidad de los capitalistas y su Estado.
Sabemos que una solución duradera vendrá cuando organicemos la sociedad de acuerdo con los intereses de nuestra clase. No sólo en cada país, pero en todo el mundo.
Por eso estamos solidarios con cada lucha de nuestros hermanos de clase por el mundo entero. Acabamos de tomar conocimiento de su dura huelga por sus derechos y también del cierre de la fábrica por la patronal.
Cuenten con toda nuestra solidaridad desde Brasil para continuar esta batalla hasta la vitoria. Para eso nos disponemos a ampliar la repercusión para conquistar más apoyos aquí en Brasil.
Desde Brasil deseamos que hayan fuerza para mantener la fuerza en la puerta de la fábrica hasta la victoria. Si el patrono quiere cerrar la fábrica los trabajadores sabrán encontrar una salida para mantener la fábrica y sus empleos.

¡Ningún derecho a menos!
¡Ningún despido!
¡Viva la lucha de los trabajadores de la Motonel !
¡Viva la lucha de los trabajadores de Argentina!
¡Viva la unidad de los trabajadores de la America Latina !
¡Venceremos!

Pedro Santinho
Coordinador del Consejo de la Flaskô Fábrica Ocupada en lucha por la nacionalización

Nenhum comentário: