sexta-feira, 8 de junho de 2007

Carta dos trabalhadores de Sanitários Maracay - Venezuela

A assembléia geral dos trabalhadores da fábrica ocupada Sanitários Maracay de Venezuela aprovou uma carta ao presidente Lula em defesa dos companheiros da Cipla (embaixo traduzida). Também enviaram para nós um relato de como foi a assembléia. Destacamos a intervenção do camarada Perez e o comentário do relator:
Perez: “O amigo de Bush ataca a CIPLA porque eles são os que querem a unidade dos trabalhadores e realizaram o Encontro Panamericano... Os patrões e os imperialistas estão unidos a Lula, são os mesmos que defendem a RCTV junto com os mafiosos do Congresso Nacional do Brasil. Chávez está certo: os trabalhadores do Brasil devem estar envergonhados com seu presidente e seu Congresso de marionetes. Estamos com nossos irmãos, os trabalhadores do Brasil, e hoje com os da CIPLA muito mais. Haveremos de acabar com a propriedade privada dos meios de produção e implantar o controle operário em todos os países! Varreremos os burocratas e seu estado burguês. Vamos camaradas, ao socialismo. VIVA CIPLA”!
Relator: “Isso foi aprovado ovacionado de pé pelos trabalhadores que logo depois aprovaram a carta (em anexo) que apresentamos e gritaram: fuera BUSH, fuera el imperialismo, CIPLA de VUELTA PARA LOS TRABAJADORES Y SU COMITE DE FABRICA. FUERA LA POLICIA Y INTERVENTOR”!

Carta de Sanitários Maracay

Senhor Presidente da Republica do Brasil
Luiz Inacio Lula da Silva
Srs. Ministros

OS TRABALHADORES DE SANITARIOS MARACAY EXIGIMOS A IMEDIATA RETIRADA DOS MILITARES DA PLANTA DA FABRICA OCUPADA PELOS TRABAJADORES- FORA O INTERVENTOR DA CIPLA- CIDADE DE JOINVILLE- EDO SANTA CATARINA-BRASIL

Senhor Presidente, Senhores Ministros

Nós, trabalhadores da Fabrica Sanitarios Maracay, reunidos en Assembléia Geral de nossa fábrica tomada pelos trabalhadores, estamos em luta desde 14 novembro de 2006, em defesa de nossos direitos, em defesa de nossos postos de trabalho, de nossas vidas. Tomamos todas as instalações da fábrica, pois o patrão se retirou, nos ameaçando com o fechamento da fábrica. Nós não necessitamos de patrões. O capitalismo é a desgraça da humanidade.
Esta luta é igual à luta que nossos irmãos, trabalhadores de CIPLA, levam a mais de 4 anos em seu país.
Nós estamos trabalhando em irmandade e solidariedade com os trabalhadores de CIPLA e não podemos aceitar que o governo Lula, que seus ministros, que têm origem no Partido dos Trabalhadores e na classe operária, tenham permitido e autorizado que a Polícia Federal, em nome dos patrões, e do Estado, tenham invadido a planta de CIPLA e proibido que os trabalhadores continuassem a produzir sob controle operário. Não há justificativa para tão monstruoso ataque aos direitos elementares dos trabalhadores.
Sr. Presidente, você que em anos passados foi arrastado pelas tropas da ditadura militar sabe que a represão somente serve aos interesses capitalistas.
Se há uma dívida do patrão para com o Estado esta dívida deve ser cobrada do patrão e não dos trabalhadores. Se há alguma pessoa que deve ser presa, esta pessoa deve ser o patrão que abandonou, roubou y massacrou os trabalhadores.
Sr. Presidente, senhores Ministros, não é possível que sejam tão insensíveis em não perceber que o bandido está do outro lado da barricada.
Sr. Presidente seu mandato pertence ao povo e aos trabalhadores. Tenham respeito para com quem lhe elegeu.

SOLICITAMOS A IMEDIATA RETIRADA DAS TROPAS DE CIPLA!
FORA O INTERVENTOR BURGUES!
QUE NENHUM CAMARADA DO COMITÉ DE FABRICA OU QUALQUER OUTRO TRABALHADOR SEJA AMEAÇADO DE PRISÃO OU DE SER DESPEDIDO.
CIPLA DE VOLTA PARA SEUS TRABALHADORES E SEU COMITÉ DE FÁBRICA.
PRISÃO SI: MAS DO PATRÃO LADRÃO.
VIVA OS TRABALHADORES DA CIPLA E DE TODAS AS FÁBRICAS DEL MUNDO EN LUCHA PELA ESTATIZAÇAÕ E PELO CONTROLE OPERÁRIO.
VIVA A REVOLUÇÃO SOCIALISTA!
ASSEMBLÉIA GERAL DOS TRABALHADORES DE SANITARIOS MARACAY - FABRICA TOMADA SOB CONTROLE OPERÁRIO.
Em nome de todos os trabalhadores e da Assembléia
Junta Diretiva do Sindicato-SINTRAPICEA e Comité de Fábrica

Nenhum comentário: