terça-feira, 26 de junho de 2007

Congresso do MST e a CUT aprovam moção de apoio ao movimento das fábricas ocupadas

“Nós participantes do 5° Congresso Nacional do MST, em mais de 17 mil delegados reunidos em Brasília, de 11 a 15 de junho, vimos repudiar a ação da Polícia Federal a mando do governo federal, que no dia 31 de maio de 2007, em ação violenta expulsou o Conselho de Administração das fábricas da CIPLA e INTERFIBRAS, que era composto por 43 membros que juntos recebiam R$ 70.000,00 por mês, e autoritariamente nomeou um interventor com salário de R$ 87.000,00 mensais.
As fábricas citadas foram ocupadas pelos trabalhadores há cinco anos, quando os antigos proprietários estavam em vias de demitir os mil trabalhadores e se declararam em falência. No período da administração dos trabalhadores houve a recuperação e o aumento da produção, além do pagamento dos salários e seus reflexos em atraso há mais de um ano. Outro fato importante foi a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem redução de salário e criando novos postos de trabalho.
Nesse sentido, repudiamos a ação da Polícia Federal, que trouxe de volta as práticas autoritárias e repressivas relembrando a ditadura militar. Exigimos a imediata devolução das fábricas ao controle dos trabalhadores, e que se dê todo apoio e crédito para que as fábricas continuem funcionando”.
Delegados do 5° Congresso Nacional do MST
Brasília, 11 de junho de 2007.

Moção da CUT
“A Executiva Nacional da CUT - Central Única dos Trabalhadores, declara apoio à estratégia de luta dos companheiros das Fábricas Ocupadas – Cipla – Interfibra – Flaskô e Flakepet - fábricas que estão sob o controle dos trabalhadores, mas que sofreram intervenção imposta pela Justiça Federal no último dia 20.
Informamos que a CUT fez gestões sobre o caso a ministros do governo Lula, para que não haja nenhum tipo de truculência e que se busque uma linha de negociação que garanta os direitos dos trabalhadores”.
São Paulo, 21 de junho de 2007.

Nenhum comentário: